Outros lados da guerra

Desde que a Guerra do Iraque começou, em março de 2003, muito se fala sobre como este ataque está destruindo o território e o povo iraquiano. Até aqui, o governo estadunidense já gastou mais de 456 bilhões de dólares com essa guerra, dinheiro que de acordo com o National Priorities Project daria para contratar, durante um ano, mais de 7 milhões de professores para a rede pública de ensino nos EUA. Para o ano que vem, devem ser destinados mais 143 bilhões de dólares. E o que os iraquianos acham disso? Uma pesquisa feita pelas redes de tv BBC, ABC e NHK, com dois mil iraquianos em 450 bairros de 18 províncias do país mostrou que 70% da população considera que a segurança no país piorou depois da invasão de George Bush. Com aproximadamente 81 mil vítimas a guerra “contra o terrorismo” só causou mais terror e indignação para o mundo e, principalmente, para o povo do Oriente Médio. Apesar de tudo, quem é enviado para combater no Iraque não tem nada a ver com os interesses de Bush e sua turma, entre as forças armadas existe muita gente que tenta fazer algo para melhorar a vida de quem mora no país. No vídeo a seguir, vemos um soldado – acredito que britânico, pois americanos não manjam de futebol – participando da brincadeira com as crianças iraquianas. Em outros vídeos e fotos podemos ver alguns combatentes em situações semelhantes. Nem só de loucos que tiram fotos humilhando prisioneiros são feitas as tropas nessa guerra. O vídeo é interessante e faz refletir um pouco sobre isso:

Espero que o povo americano acorde e corrija as duas grandes burrices que cometeu quando elegeu Bush.

Contagem de mortos na guerra:

Custo da guerra para os EUA:

Cost of the War in Iraq
(JavaScript Error)

5 thoughts on “Outros lados da guerra

  1. Pois é colega, mais de 2.400 soldados estadunidenses já perderam suas vidas no Iraque. E diferente do q aconteceu no Vietnã, quando todos os homens eram convocados, o q levou a classe média a protestar, os soldados, que vão para o Iraque, são “pobres” que buscam os excelentes salários e benefícios em faculdades. É bom lembrar que a economia dos americanos não anda tão bem assim.

  2. Pois é colega, mais de 2.400 soldados estadunidenses já perderam suas vidas no Iraque. E diferente do q aconteceu no Vietnã, quando todos os homens eram convocados, o q levou a classe média a protestar, os soldados, que vão para o Iraque, são “pobres” que buscam os excelentes salários e benefícios em faculdades. É bom lembrar que a economia dos americanos não anda tão bem assim.

Comments are closed.