Corrida nos ares

AP Photo/Paulo Duarte
AP Photo/Paulo Duarte

O Red Bull Air Race é uma espécie de Fórmula 1 aérea, uma corrida no céu. A modalidade foi criada em 2003 e nas disputas os pilotos precisam passar, um de cada vez, por grandes cones chamados de “air gates” e disputam o menor tempo. Os aeródromos são montados em áreas abertas de grandes cidades, praias e desertos.

Para pilotar os aviões acrobáticos de última geração o piloto tem que ser extremamente experiente. Durante as corridas os obstáculos podem desestabilizar o voo e muitas vezes as manobras são feitas a poucos metros do chão. Em cada corrida, participam entre 12 e 15 pilotos.

Em 2007, o Red Bull Air Race realizou uma de suas etapas no Rio de Janeiro. Eu tive a sorte de estar lá exatamente no fim de semana da corrida. É impressionante como esses pilotos fazem manobras muito rápidas, bem perto do chão e passando rente ao morro do corcovado. Além disso, eles são acompanhados por um helicóptero, que filma tudo e também faz manobras impossíveis, foi a única vez que eu vi um helicóptero ficar na posição vertical! Na ocasião, pude fazer algumas fotos e alguns vídeos, confira:

Red Bull Air Race no Rio de Janeiro

RedBull Air Race
por Eduardo Pelosi
RedBull Air Race
por Eduardo Pelosi

Confiram também a galeria de grandes fotos do Red Bull Air Race no Big Picture do The Boston Globe. No YouTube oficial da competição tem muitos outros vídeos insanos. No Submarino também tem um DVD do Red Bull Air Race.

One thought on “Corrida nos ares

Comments are closed.