Faltam 100 dias para as Olimpíadas de Londres

LONDRES – Faltam exatamente 100 dias para o início dos Jogos Olímpicos de Londres. A cidade finaliza a construção, reforma e adaptação de mais de 30 locações que serão palco de 26 esportes, além da vila olímpica, dos transportes públicos e da infraestrutura turística. Somente o parque olímpico, ocupa uma área equivalente a 357 campos de futebol. Esta será a terceira vez que a cidade receberá os jogos, que movimentam aproximadamente 14 bilhões de reais na economia local. Mais de oito milhões de pessoas vão comparecer aos eventos esportivos e a expectativa é que a cerimônia de abertura seja assistida por 4 bilhões de pessoas em todo o mundo.

Apesar de tantos números positivos, os britânicos não são totalmente simpáticos com a ideia. Em recente pesquisa realizada pela BBC, 64% dos moradores do Reino Unido acham que os impostos pagos por eles não deveriam ser utilizados para custear parte dos jogos. Na Escócia, 69% dos entrevistados são contrários ao uso do dinheiro público para a realização dos jogos e apenas 18% concordam com a iniciativa. Ao todo, são mais de nove bilhões de Libras Esterlinas retiradas dos cofres públicos para cobrir os custos.

O comitê organizador rebate a insatisfação geral e argumenta que mais de 70 mil ingleses irão trabalhar nos jogos como voluntários. Além disso, a grande movimentação da economia local, a grande exposição na mídia e a infraestrutura construída para os jogos são legados que vão beneficiar e influenciar gerações.

Daqui de Londres, a impressão que tenho é que eles debatem exatamente todos os pontos que estamos discutindo no Brasil com relação a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. Há poucos meses dos jogos, nem tudo está pronto e nem tudo está decidido, o que mostra que os preparativos de última hora não acontecem apenas em países subdesenvolvidos.

2 thoughts on “Faltam 100 dias para as Olimpíadas de Londres

  1. Boa Duda.
    É eu tinha outra visão, achava que estava tudo ótimo por ai em relação a isso.

Comments are closed.