Brasil no Later

Later with Jools Holland é mais um programa da televisão Britânica BBC que dá inveja. Criado em 1992, conta com a apresentação do músico Jools Holland, que fez muito sucesso na Inglaterra com a banda Squeeze, entre 1974 e 1980. Assisti pela primeira vez ao programa em 2000, através do canal People and Arts, da DirecTV. Apesar de ser exibido de madrugada, sempre tentava acompanhar o programa, que trazia bandas excelentes do mainstream e apresentava as novas descobertas do mundo da música. Só para se ter uma idéia, foi no “Later” que bandas como Coldplay e Radiohead apareceram pela primeira vez na televisão. Além disso, em cada edição, o programa sempre consegue reunir grandes grupos, como Red Hot Chili Peppers, Keane, Thom Yorke e Klaxons.

Há mais ou menos uma semana, estava caçando vídeos do programa no YouTube e encontrei uma performance da banda brasileira Nação Zumbi, gravada em 26 de maio de 2006. Na edição, o grupo é apresentado por Jools como o “wonderful Nazão Zumbi”, que pede aos público para prestar atenção na forte percussão do grupo. O vídeo é de arrepiar, a banda toca as músicas “Meu maracatu pesa uma tonelada” e “Propaganda”.

No último domingo, tive a oportunidade de conversar rapidamente com Dengue, o baixista do Nação Zumbi, e comentei que o fato de eles terem sido convidados para tocar em um programa que todas as grandes bandas fazem questão de tocar é realmente “wonderful”. Dá orgulho de ver um grupo de rock do nordeste, que começou de forma independente, chegar nesse patamar. Quando falei disso com Dengue ele sorriu e concluiu: “É… de brasileiro só teve a gente lá”.

Então, que mais brasileiros encham os olhos dos ingleses!!

O legal do programa é geralmente os grupos tocam músicas diferentes das “músicas de trabalho” e contam com a participação de orquestras ou músicos que são do grupo. Para quem quer ver essa e outras performances, selecionei as minhas preferidas: Nação Zumbi, Foo Fighters, Radiohead, Strokes, Franz Ferdinand, Smashing Pumpkins, Bjork, Muse, Oasis, Metallica, Green Day, Keane, The Killers e The Verve.

Ps: para ver mais acesse -> http://www.youtube.com/view_play_list?p=7ACCC1CE1F89A0B1

2 thoughts on “Brasil no Later

Comments are closed.