Arembepe é uma das joias do Litoral Norte da Bahia

Faixa litorânea tem sete quilômetros e é dividida em cinco praias. Foto: Rita Barreto/Setur
Faixa litorânea tem sete quilômetros e é dividida em cinco praias. Foto: Rita Barreto/Setur

Com mais de 1.100 quilômetros de litoral, a Bahia tem opções de praias para todos os estilos e todos os gostos. Dentre todas as praias oferecidas pelo imenso tabuleiro litorâneo do estado, Arembepe é um lugar diferente, pouco explorado como destino turístico, mas que já atraiu figuras ilustres como os cantores Mick Jagger, Janis Joplin, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Raul Seixas e o cineasta Roman Polanski. O significado do nome Arembepe, do tupi-guarani “aquilo que nos envolve” traduz a magia do local, que mistura agito e tranquilidade.

Localizado a 24 quilômetros do Aeroporto de Salvador, o distrito já foi parte de uma fazenda de cocos, se tornou uma pequena vila de pescadores. Hoje, a localidade é considerada um dos portões de entrada da Costa dos Coqueiros, com natureza exuberante e uma infraestrutura que conta com hotéis, pousadas, bares, restaurantes, uma base do Projeto Tamar e a famosa Aldeia Hippie.

A faixa litorânea de Arembepe é dividida em cinco praias, que se estendem por sete quilômetros, com águas agitadas ao norte e calmas ao sul. Entre elas está a Praia do Piruí, que além de reunir piscinas naturais durante a maré baixa, é frequentada por surfistas amadores e profissionais, que aproveitam o mar agitado e as grandes ondas para a prática do esporte.

Outra praia muito procurada é a do Porto, localizada no centro do distrito, com piscinas naturais entre as pedras e com uma concentração de barracas, restaurantes e bares na beira da praia, com um cardápio completo de comidas baianas, frutos do mar frescos, pescados na região, e drinques com frutas tropicais.

Local possui natureza exuberante e uma infraestrutura que conta com hotéis, pousadas, bares, restaurantes, uma base do Projeto Tamar e a famosa Aldeia Hippie. Foto: Jotafreitas

Foto: Jotafreitas

Na Praça das Amendoeiras, nativos e turistas se misturam durante o dia e a noite, em um ambiente familiar, arborizado e Os restaurantes, bares e pizzarias são um verdadeiro atrativo para quem quer aproveitar a vista do mar e as delícias gastronômicas da região. Além dos restaurantes típicos, alguns estabelecimentos são gerenciados por estrangeiros, que vieram morar no local, e oferecem pratos da culinária internacional.

As feiras de artesanato realizadas na Praça das Amendoeiras formam uma verdadeira vitrine da cultura local. Ali, são expostos esculturas talhadas em madeiras, roupas feitas com fibra de coco e com palha de coqueiro, piaçava e palmeira, brincos, anéis e outros acessórios, além de pinturas em camisetas e quadros feitas por artistas locais e moradores da Aldeia Hippie. As barraquinhas também vendem comidinhas regionais como beijus, carne do sol com aipim, churrasquinho e crepes recheados com carne seca e queijo coalho.

Leia também:

Aldeia Hippie de Arembepe mantém charme

Como chegar

Saindo de Salvador, basta seguir pelas praias do Litoral Norte, passar pela cidade de Lauro de Freitas e pegar a Estrada do Coco (BA-099). Após a praça do pedágio, são menos de 20 quilômetros de rodovia até Arembepe.

Os ônibus saem da Estação da Lapa, Terminal da França e Rodoviária, na capital baiana, a cada 30 minutos. A passagem custa pouco mais de R$ 2,00. Outra opção é ir ao final de linha de Itapuã e seguir viagem em uma das inúmeras vans ou micro-ônibus que fazem o percurso em cerca de 30 minutos. Vindo da Praia do Forte e da Costa do Sauípe, Arembepe está situada logo após a localidade de Barra do Jacuípe.

Onde Ficar

Enseada do Sol

Endereço: Loteamento praia Piruí, lotes 70/71 – Arembepe

Telefone: (71) 3624-1148

www.enseadadosol.blogspot.com

Hotel Aldeia de Arembepe – Refúgio Ecológico

Endereço: Estrada Aldeia Hippie, loteamento 09/10 – Arembepe

Telefone: (71) 3624-1031 / 9153-5253

www.aldeiadearembepe.com.br

Onde Comer

Restaurante Mar Aberto

Praça das Amendoeiras, Nº 43

Tel: (71) 3624-1257

Abassá Restaurante

Rua do Piruí, nº 34 – Praia do Piruí – Arembepe.

Tel:(71) 3624-2764 / Especialidade: Cozinha Meditarrânea.

Restaurante Fogão de Lenha

Estrada do Coco, Km 20 – Arembepe

Tel:(71) 3628.1200