Jaques Wagner abre o Carnaval do Pelô

O Carnaval do Pelô recebeu a visita do Governador do Estado, Jaques Wagner, no início da noite desta sexta-feira (dia 1º), na abertura da festa. Acompanhado do Secretário de Cultura, Márcio Meirelles, e do Secretário de Turismo, Domingos Leonelli, o Governador passeou pelas ruas do Pelourinho atrás de blocos de ruas e bandas de fanfarra.

Durante o percurso, Jaques Wagner visitou a Casa do Olodum, conversou com os moradores, artistas e as crianças no local. “Espero que o Pelourinho volte a ser motivo de encanto para quem visita, para quem vive e trabalha aqui. Queremos um Carnaval assim, com muita alegria, tranqüilidade e paz”, destacou Wagner.

Para Márcio Meirelles, é importante contextualizar o carnaval do Pelourinho com tudo o que é criado no local. “O Pelô oferece uma grande mistura de gêneros artísticos e musicais, precisamos valorizar tudo o que tem aqui, para fortalecer a festa e manter a tradição”, ressalta o Secretário de Cultura.

A programação da festa no Centro Histórico começou às 17 horas com desfiles de grupos populares do Pelourinho, entre eles o grupo Cirandarte, o Arte Bahia e os Bonecos Mamulengos. Às 21 horas o Olodum inicia a sua festa em homenagem à África do Sul, com mais de três mil integrantes e convidados internacionais.

Palcos montados nas praças Pedro Arcanjo, Tereza Batista, Quincas Berro d’Água, Praça do Reggae, Cruzeiro e Largo do Pelourinho contam com apresentações de grupos da cultura popular, samba, pop, axé e reggae. Os grupos que se apresentam no Pelourinho no carnaval contam com o apoio do Programa Pelourinho Cultural, através da parceria entre a Secretaria de Cultura da Bahia e a Petrobrás.

http://www.carnaval.ba.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=219&Itemid=37